projeto luminotecnico

Projeto luminotécnico predial, industrial, comércio e residência

O projeto luminotécnico envolve o equilíbrio entre a utilização de luz natural e luz artificial, com o intuito de garantir conforto visual, funcionalidade e economia para as edificações.Para melhor eficiência energética o projeto tem que contemplar tecnologias em lâmpadas mais eficientes e econômicas, um bom exemplo lâmpadas de led smd, pois suas características técnicas e econômicas excelentes, chegando em alguns casos até 70 % de economia.

Quando se for projetar deve-se levar em consideração também, custo de manutenção, horas paradas, efeitos de distorção a visualização pelo olho humano, bem como a economia de bitola de fios para rede de distribuição.

Quando trabalhado em conjunto com projeto de arquitetura, projeto elétrico e plano de manutenção, o projeto luminotécnico é capaz de gerar efeitos, hierarquizar conceitos de eficiência energética e redução de manutenção, conferindo qualidade e durabilidade da instalação, a partir do uso de iluminação pontual ou difusa e dos tipos de tecnologia e conceitos específicos.

Além do projeto de ambientação do espaço através da iluminação o projeto luminotécnico contempla também a localização de tomadas, pontos telefônicos, pontos de som e lógica conforme o uso e a necessidade do ambiente em que se está intervindo.

Uma tendência que vem se expandindo na área de projeto luminotécnico é a automatização de ambientes, ou seja, o controle de vários elementos que compõem o espaço. Iluminação, som, equipamentos eletrônicos, cortinas, entre outros, podem ser programados e controlados por controle remoto de modo a criar cenas conforme o gosto do cliente e facilitar a utilização dos ambientes.

Solicite a visita de um engenheiro e tome a decisão certa de seus investimentos.